Gamedev TV

Watch live streaming video from gamedevtv at livestream.com

quinta-feira, 28 de junho de 2007

IMGAwards 2007

Galera, a nova edição do IMGAwards já está aberta para submissões.
Este é um concurso onde todos podem submeter games para celular que serão avaliados em diversas categorias. Leia a matéria em: The Fourth Internationa Mobile Gamming Awards na GameDev ou vá diretamente para o IMGAwards 2007.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Entendendo o MVC

O artigo What is MVC?, explica de forma clara este padrão de projeto. Um breathing para quem nunca ouviu falar de MVC, este é um padrão de projeto que visa dividir o desenvolvimento de softwares em três camadas, que podem ser desenvolvidas separadamente: Model(acesso a banco de dados), View(exibição) e Corntrol(Controle, regra de negócios). Na verdade, a intenção do padrão é a possibilidade do desenvolvimento modular.

domingo, 10 de junho de 2007

Atualizações

Atualizada a página do projeto terraII no google code (link). Subi os códigos fontes e adicionei uma imagem do diagrama de classes. Gostaria de dizer que é o atual, mas ainda não é, pois estou sempre fazendo modificações nele e no código.

Também subi o código fonte do UpLayerBuild (link). Ia fazer algumas modificações, mas vou esperar até que o Daniel, que está me ajudando, dê um commit em suas alterações. Graças a ele, estarei fazendo algumas modificações e pode ser que venha a ficar usável. Valew pela força, cara! :)

Também atualizei meu perfil e o readicionei no blog. Contei um pouco de minha vida profissional e do que faço nas horas vagas.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Slides da JavaOne2007

É possível baixar as apresentações da JavaOne2007 pelo respectivo link em: Hartti Suomela's Forum Nokia Blog. Eles promentem os slides sobre JME para breve. Vale a pena ficar de olho.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

UpLayerBuild

Galera, de ontem pra hoje fiz uma ferramenta em PHP/JavaScript, para me auxiliar na criação de de TiledLayers para os jogos. O que eu gostaria era de criar esta ferramente em PHP-GTK, mas devido à sua necessidade, e principalmente, à vontade de ver acontecer, ela foi feita em PHP/JavaScript. Basicamente, o que ela faz é pegar uma imagem no formato png, quebrar em varios tiles e distribui-los de forma que seja possível clicar algum deles e ir esparramando-o pelas camadas. Não existe nada parametrizado e deve ser modificador diretamente no código.

Já coloquei a ferramente no Google Code, o link é: upLayerBuild. Também será possível acessar pelo menu na lateral do blog. Se alguém chegar a usar deixe um comentário.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Lua

Bom, esta já está um pouco antiga, mas não pude deixar de publica-la aqui. Aqui no Brasil, em São Paulo, se eu não estou enganado, foi desenvolvida uma linguagem chamada Lua. Esta é uma linguagem de Script e é utilizada para ajudar em depuração e coisas do tipo. Grandes jogos a utilizam, entre eles temos Baldur's Gate.

A Lua cresceu tanto que recebeu destaque internaciona como diz esta matéria. Cheguei a considerar a utilização da Lua no meu projeto de conclusão, mas acabei deixando de lado pela IA.

Como entrar na industria de Games?

A resposta está nesta entrevista do site GameProducer e foi divulgada na GameDev. Os caras dão algumas dicas de como entrar no mercado, e olha que não são peixe pequeno, são funcionários da EA, Ubisoft e etc.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Java ME Game Programming Review

Um pequeno review sobre este livro que é um guia sobre o desenvolvimento de jogos para celular. O review é da GameDev e pode ser lido aqui, pena que está em inglês.

UDZine

Mais uma adição para os aventureiros brasileiros no campo de desenvolvimento de jogos. Saiu a primeira edição da UDZine, a nova revista on-line da Unidev. A notícia está em: UDZine. E a revista pode ser baixada ou acessada em: Baixar / Visualizar.

É possível ver a revista on-line no formato html, ou baixar no formato PDF. A diagramação da revista está ótima e muito bonita. Em sua maioria os artigos são sobre modelagem, mas possui outros assuntos. Vale a pena conferir e apoia o projeto.

No mais, estão de parabéns os idealizadores e aqueles que contribuiram. Vida longa à UDZine.