Gamedev TV

Watch live streaming video from gamedevtv at livestream.com

domingo, 29 de junho de 2008

Ubisoft no Brasil


No decorrer da semana, foi anunciado em vários sites de notícias, que a Ubisoft estará, em julho, com um estúdio de desenvolvimento aqui no Brasil, pra ser mais específico em São Paulo. A Ubisoft é uma das maiores produtoras no ramo, e tem sobre sua guarda jogos incríveis como "Far Cry", "Rainbow Six" e "Assassin's Creed".

Na lista de plataformas em que a produtora atua, temos: Nintendo DS, Playstation's, XBOXs, PC, Wii, entre outras. E o pontapé inicial será justamente o Nintendo DS.

Seguem as fontes oficiais da notícia para maiores informações:


Segue um quote sobre a equipe!! ;)

Fase 1: Nos primeiros 12 meses, no escritório em São Paulo, serão cerca de 50 funcionários, sendo a maioria deles brasileiros, produzindo jogos para Nintendo DS voltados às meninas entre 8 e 14 anos - o chamado público "tween".
Fase 2: Trabalhar com "outsourcing", ou seja, criar conteúdo - mapas, veículos, personagens etc - para jogos desenvolvidos por outras filiais da Ubisoft, como a de Montreal, por exemplo. É um bom método para aprender a trabalhar com os consoles, iniciando, assim que possível um projeto para Wii.
Fase 3: Dentro de três ou quatro anos de atuação no país, ter uma estrutura capaz de trabalhar com PlayStation 3 e Xbox 360. Seriam aproximadamente 200 funcionários. Florianópolis e Rio de Janeiro são outras cidades cogitadas para ter filiais.

domingo, 8 de junho de 2008

A Arte de Escrever

Essa é pra galera de Brasília.
No dia 10 de Junho, Terça-Feira, o escritor e roteirista Alexandre Lobão estará palestrando sobre como, partindo de uma idéia inicial, chegar a um livro, ou conto, ou roteiro para jogo, ou cinema, ou quadrinhos...

O horário da palestra é 19:30. Além disso, será possível conseguir um dedicatória para a sua cópia do recém lançado "O Nome da Águia". ;)

Solis

Repassando informações sobre projeto nacional!!! :)

Ola!

Me chamo João Raza, sou aluno de Ciência da Computação na UFSCar. Como
projeto pessoal decidi replicar ferramentas de desenvolvimento de jogos,
baseado dos da era de 16 bit, para o domínio público. Estou mandando
este e-mail para divulga-lo, já que consegui terminar esse projeto a um
tempo atrás. Pode-se baixar o jogo demo, mais editor de mapa com script
de eventos interno, além dos editores de propriedades de arquivos no
link abaixo :

www.sourceforge.net/projects/solis


O código tanto das ferramentas quanto que para engine em si estão
disponíveis no site.

Desenvolvimento de Jogos com Java + Java3D



No dia 18 de Junho de 2008, será iniciada a 10a Turma de Desenvolvimento de Jogos com Java e Java3D, mais um dos vários cursos on-line de desenvolvimento de games oferecidos pela galera da UniDev.

Segue uma breve descrição do curso:
Este curso oferece uma visão geral sobre o desenvolvimento de jogos 3D utilizando a linguagem Java e sua API gráfica Java 3D. Para isso, os conteúdos abordados vão desde a criação de uma simples janela até a implementação de um protótipo final contendo as características básicas de um Jogo 3D, como interface gráfica com o jogador, placar, colisão, etc.

Dentre os principais tópicos abordados no curso, destaca-se: manipulação de imagens e texturas, transformações geométricas no sistema de coordenadas espacial (X,Y,Z), interação com dispositivos de entrada, animações, sons e colisão.

Maiores informações podem ser obtidas na página do curso.

Dream Build Play 2008



O objetivo deste desafio, com mais de $ 75.000 em prémios, é fazer com que os participantes desenvolvam games nunca vistos para XBOX 360. Além dos prémios as 4 primeiras equipes (que podem ser formadas por até 7 participantes) terão seus jogos publicados na XBOX Live. Os prêmio s em dinheiro serão divididos da seguinte forma:
  • 1o Lugar: $ 40.000
  • 2o Lugar: $ 20.000
  • 3o Lugar: $ 10.000
  • 4o Lugar: $ 5.000
O envio de trabalhos e a inscrição podem ser feitos até dia 23 de setembro de 2008. Os games devem ser feito utilizando o XNA Game Studio 2.0 e a linguagem C#, além disso, devem ser projetados para rodar em um XBOX 360. Ao fazer a inscrição, o usuário ganha acesso de 12 meses ao XNA Creators Club.

Já ia me esquecendo, o link do site para o cadastro é: Dream Build Play 2008 :)