Gamedev TV

Watch live streaming video from gamedevtv at livestream.com

domingo, 22 de novembro de 2009

Atualizações SFG e GjME

Fala galera, tudo na paz? Passei o fim de semana todo trabalhando na expectativa de chegar ao fim do domingão e poder dizer que evolui no GjME e no SFG, e não é que além de dizer que consegui evoluir um bocado, vou poder mostrar tb?!?! =D
Isso mesmo, mostrar! Preparei um videozinho com o que já está pronto do joguinho. Lembrando que está tudo feito utilizando o framework GjME. Tem bastante coisa da classe Personagem que já está funcionando, várias implementações da classe Estado também estão satisfatórias.
Agora é avançar para a construção dos cenários e telas do game. Depois voltamos para melhorar o que não estiver legal, não é verdade?

Segue o videozinho:


Os créditos pelo RIP do guile podem ser conferidos em: http://sdb.drshnaps.com/display.php?object=5191. Menos as cores, pois os quadros foram coloridos por mim e por isso ainda estão bem toscos! =/ hehehe Se alguém quiser ajudar com os gráficos, entre em contato comigo!! =)

sábado, 21 de novembro de 2009

Video aulas de Unity3D



Agora que o Unity 3D é free, mais pessoas podem ter acesso a ele. Pensando nisso, o pessoal da Infinite Ammo publicou um video tutorial em três partes sobre esta ferramenta onde é possível aprender diversos conceitos básicos.

Para maiores detalhes e download dos projetos, visite o post do tutorial na página oficial da Infinite Ammo.
Para quem quer apenas conferir os videos tutoriais logo abaixo estão os vídeos, em inglês:

Part 1: Basic Object Creation and Scripting


Part Two: Movement Script, Using the Scene Editor


Part Three: Prefabs, Shooting, Basic Physics



Os créditos pela notícia vão para o pessoal da GameSetWatch via Twitter.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Repositórios SFG e GjME no ar

Depois de reinstalar o windows mais algumas vezes consegui colocar o JME SDK> pra funcionar e já voltei a testar e desenvolver(Eu já disse como perdemos tempo apenas configurando ambientes??).

Hoje não consegui colocar a mão na massa pra valer. Cheguei tarde em casa, já passava da meia noite. =/ Aproveitando que estava meio morto-vivo, entrei no XP-Dev e coloquei os dois repositórios no ar. Os endereços são:


Logo logo mais detalhes sobre os projetos. Ainda tenho que definir a licença deles, mas é um trabalhão chato d+ decidir essas paradas... alguém se candidata para ajudar?

Até logo!

domingo, 15 de novembro de 2009

GJME e Street Fighter: Guile e Problemas com o Sun JME SDK 3.0

Poxa, queria postar boas notícias sobre estes dois projetos que já venho trabalhando a algumas semanas, mas não deu. =[

Cara, se tem uma coisa que eu realmente não tenho mais paciência é a configuração de ambientes. Infelizmente não dá mais... =[

Antes de tudo, eu estava desenvolvendo com NetBeans / Windows XP e Wtk 2.5, até ae tudo bem... os testes funcionavam perfeitamente nos emuladores, quando fui para um dispositivo de verdade?? Nada... =[ Foi um baque danado. Depois de algum tempo, passei a utilizar o JME SDK 3.0, desenvolvendo de dentro de sua própria IDE e foi tudo mil maravilhas!! Uma IDEzinha com tudo o que é realmente necessário: Code Completation, Syntax Highlight e gerenciamento do projeto. E adivinhem só? OS jars gerados rodavam nos dispositivos, foi quando o fogo reacendeu!! =D

Dae inventei de testar o tal do Win7, dei umas pancadas no note (acabei levando pro trabalho dentro da mochila sem saber) e a placa wi-fi foi pro saco e eu num saquei isso na hora. Pensando que era incompatibilidade, voltei pro XP e adivinhem só? O danado do JME SDK 3.0 num funciona nem amarrado... =/ não consigo startar o emulador nem com reza brava... Por hoje desisti, amanhã e uma nova briga.

Se com o XP não conseguir funcionar o 3.0, talvez eu volte pro Netbeans ou escolha o danado do Eclipse pros projetos continuarem a andar. Talvez uma estação virtual no Slack? Não sei, vai depender do qto eu chegue animado amanhã do trabalho!

Reclamei, reclamei e não falei sobre as outras coisas, não é mesmo? Bem o GJME é um framework que estou desenvolvendo para trabalhar com meus joguinhos 2D em JME, ainda não tenho idéia de performance, mas o desenvolvimento deve ser facilitado por mais da metade. Daqui a pouco vou disponibilizar o código no XP-DEV, deixa só resolver esses problemas de ambiente de desenvolvimento. E por último tem o Street Fighter: Guile. A algum tempo, teve um desafio de game design no GameCarrerGuide cujo objetivo era transformar um personagem secundário no personagem princial de um game. Tá certo que em um jogo de luta não temos muito o conceito de personagens principais ou secundários, mas temos que concordar que o Ken e Ryu são as estrelas do Street Fighter, e dae, veio a idéia de um game de ação onde o Guile seria o personagem principal e assim está sendo feito em Street Fighter: Guile. Assim que o código estiver mais adiantado, também coloco mais detalhes aqui.

Abração!!!

domingo, 8 de novembro de 2009

Ponto V - Programação de Jogos Profissional

Este novo projeto inaugurado recentemente, tem como objetivo estreitar a comunicação entre desenvolvedores profissionais de jogos e os amadores. Um trecho da descrição retirado do próprio site:
O PontoV é o mais novo portal brasileiro sobre desenvolvimento de jogos que tem com objetivo ser um ponto de encontro de profissionais e amadores desta industria fascinante, trazendo tutoriais e artigos de qualidade sobre a industria e técnicas utilizadas.


Eles tratam atualmente dos seguintes assuntos:
  • Game Design;
  • C++;
  • Java.


Visite e configura o material já publicado: Ponto V - Programação de Jogos Profissionais

Mais dicas dos profissionais para iniciantes

Desta vez quem publicou dicas dos profissionais foi a G1. Para quem não lembra, já publicamos algumas dicas aqui no blog só que pela folha de São Paulo.

Um verdadeiro concenso é que é necessário gostar de games. Mas acho que está frase esta virando marketing da área. Por que? Bom, tudo que você for fazer na vida, pra fazer bem feito tem que gostar, não é mesmo?? ;)
Tem gente grande na lista de entrevistados:
  • Tec-toy
  • Hoplon
  • Level Up
  • Jynx
O legal dessa matéria, além das dicas é claro, é o fato de darem um pequeno overview das empresas, o que dá pra gente ter uma idéia do tamanho delas.

Tá esperando o que? Vá já ler a matéria completa: Produtores de games dão dicas para quem sonha em trabalhar na área

sábado, 7 de novembro de 2009

Vale a pena apostar em ser original?

O pessoal da 5th Cell apostou... e quer saber?? Deu muito certo!! Durante a sua trajetória receberam proposta de produzir personagens licenciados e sabe qual foi a resposta deles?? "Não obrigado. Não é o que fazemos!!".

Poxa, a história da empresa é, no mínimo, interessante. Eles começaram como uma pequena empresa de desenvolvimento de games para celular e hoje são os responsáveis pelos jogos mais originais do Nintendo DS.

Eu sempre tive o pressentimento que inciar pelo mercado de mobile games seria uma boa, construir um portifólio, construir um nome/marca e depois passar para desenvolvimentos mais hardcores. Com eles deu certo, será que ainda pode dar certo?? ;)

A matéria completa foi publicada pelo site GamesBeat e pode ser conferida em: Scribblenauts game developer makes a risky bet on being original.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Etapas de produção de um Game - G1

Navegando na página da G1 vasculhando a área de games me deparei com uma matéria que contava a história de alguns jogadores que ascenderam para, de alguma forma, trabalhar com games. O que mais me chamou a atenção, não foi a matéria em si, mas um conjunto de slides lá no finalzinho da matéria.
Esta pequena apresentação está dividida em 3 partes:
  • Processos;
  • Profissionais;
  • Galeria.
Cada uma destas partes apresenta uma pequena e breve descrição (e fotos bem legais) sobre a mais diversas atividades do mundo da produção de games. Bem legal para quem está iniciando ter uma idéia das possibilidades que esta maravilhosa área oferece.

Siga este link para ler a matéria e assistir à apresentação!
Créditos da imagem ;)

Edit: Descobri que a apresentação é reaproveitada de outra matéria, esta aqui