Gamedev TV

Watch live streaming video from gamedevtv at livestream.com

quinta-feira, 25 de março de 2010

Sorte x Predictabilidade x Aleatoriedade

Discutindo com o pessoal do T.R.I.B.O.S(um projeto em que trabalho com alguns amigos) sobre uma ficha de personagem, acabamos falando sobre a aleatoriedade. Será mesmo necessário essa aleatoriedade? Ou será ela apenas uma complicação desnecessária? Será ela uma força balanceadora em um game? Em um desafio?

A aleatoriedade geralmente é associada ao fator sorte. O máximo que conseguimos fazer com que um computador simule a sorte é fazer com que ele sortei um valor entre uma faixa, e então classificarmos (previamente) os possíveis resultados como bom (ou seja você teve 'sorte' e se deu bem) ou como ruim (você se 'lascou').

Do ponto de vista de jogador (computador, vide-game, card games, RPG), essa simulação de sorte deixa as coisas muito mais interessantes. É muito bom ver aquele golpe que nunca acerta funcionar no momento em que você mais precisa, puxar uma carta de restauração de pontos de vida (e poder pagar por ela) quando você não sobreviveria ao próximo turno, ou ainda quando aquela magia do chefe que sempre faz com que você perca a partida falhe e lhe dê o gostinho de esperança, de uma última chance de virar o jogo...

Se bem utilizada, essa aleatoriedade deixa os desafios mais reais e muito mais interessantes. Sem esta força, os desafios ficariam muito mais monótonos, pois seria muito fácil predizer o resultado final com apenas cálculos.

Afinal de contas, nem sempre o melhor vence. Não no mundo real...

Nenhum comentário: