Gamedev TV

Watch live streaming video from gamedevtv at livestream.com

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Está quase pronto...



Aguardem novidades, já já sai um beta para avaliação!!! ;)

Feliz 2010 pra todo mundo!!! o/

sábado, 5 de dezembro de 2009

Atualização UZTLBuilder (antigo upLayer)

Enquanto negociava alguns tilesets com o pessoal do 72dpiforum para dar continuidade nos projetos GJME e SFG lembrei de uma ferramenta que estava desenvolvendo já a algum tempo. Já troquei tanto o nome dela que não me lembro mais qual foi o último que apresentei, o que tem sobre ele aqui no blog está na tag upLayer. O nome desta última encarnação ficou "UZTLBuilder", alguma coisa como "UpZone Tiled Layers Builder"!!! :D
Deixei o repositório antigo lá no googlecode e adicionei um novo no XP-DEV. Para acessar o repositório deste projeto basta acessar: http://svn.xp-dev.com/svn/UZTLBuilder/

Muitos me perguntam o porquê de utilizar PHP-GTK para criar esta ferramenta. A resposta é bem simples: 1) A ferramenta é, inicialmente, para minha própria utilização; e 2) Gasto menos tempo aprendendo a parte do GTK (que acaba sendo pequena com a ajuda do glade) do que relembrando como construir algo do tipo no delphi, por exemplo.
Se alguém, além de mim, acabar utilizando a ferramenta, quem sabe no futuro não possa migrar para algo mais simples para o usuário final.
Também está sem instalador e não faz muito coisa até o momento, assim que disponibilizar uma versão com as funções básicas, crio também um instalador.
Segue um screenshot da cara (inicial) deste danado:

domingo, 22 de novembro de 2009

Atualizações SFG e GjME

Fala galera, tudo na paz? Passei o fim de semana todo trabalhando na expectativa de chegar ao fim do domingão e poder dizer que evolui no GjME e no SFG, e não é que além de dizer que consegui evoluir um bocado, vou poder mostrar tb?!?! =D
Isso mesmo, mostrar! Preparei um videozinho com o que já está pronto do joguinho. Lembrando que está tudo feito utilizando o framework GjME. Tem bastante coisa da classe Personagem que já está funcionando, várias implementações da classe Estado também estão satisfatórias.
Agora é avançar para a construção dos cenários e telas do game. Depois voltamos para melhorar o que não estiver legal, não é verdade?

Segue o videozinho:


Os créditos pelo RIP do guile podem ser conferidos em: http://sdb.drshnaps.com/display.php?object=5191. Menos as cores, pois os quadros foram coloridos por mim e por isso ainda estão bem toscos! =/ hehehe Se alguém quiser ajudar com os gráficos, entre em contato comigo!! =)

sábado, 21 de novembro de 2009

Video aulas de Unity3D



Agora que o Unity 3D é free, mais pessoas podem ter acesso a ele. Pensando nisso, o pessoal da Infinite Ammo publicou um video tutorial em três partes sobre esta ferramenta onde é possível aprender diversos conceitos básicos.

Para maiores detalhes e download dos projetos, visite o post do tutorial na página oficial da Infinite Ammo.
Para quem quer apenas conferir os videos tutoriais logo abaixo estão os vídeos, em inglês:

Part 1: Basic Object Creation and Scripting


Part Two: Movement Script, Using the Scene Editor


Part Three: Prefabs, Shooting, Basic Physics



Os créditos pela notícia vão para o pessoal da GameSetWatch via Twitter.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Repositórios SFG e GjME no ar

Depois de reinstalar o windows mais algumas vezes consegui colocar o JME SDK> pra funcionar e já voltei a testar e desenvolver(Eu já disse como perdemos tempo apenas configurando ambientes??).

Hoje não consegui colocar a mão na massa pra valer. Cheguei tarde em casa, já passava da meia noite. =/ Aproveitando que estava meio morto-vivo, entrei no XP-Dev e coloquei os dois repositórios no ar. Os endereços são:


Logo logo mais detalhes sobre os projetos. Ainda tenho que definir a licença deles, mas é um trabalhão chato d+ decidir essas paradas... alguém se candidata para ajudar?

Até logo!

domingo, 15 de novembro de 2009

GJME e Street Fighter: Guile e Problemas com o Sun JME SDK 3.0

Poxa, queria postar boas notícias sobre estes dois projetos que já venho trabalhando a algumas semanas, mas não deu. =[

Cara, se tem uma coisa que eu realmente não tenho mais paciência é a configuração de ambientes. Infelizmente não dá mais... =[

Antes de tudo, eu estava desenvolvendo com NetBeans / Windows XP e Wtk 2.5, até ae tudo bem... os testes funcionavam perfeitamente nos emuladores, quando fui para um dispositivo de verdade?? Nada... =[ Foi um baque danado. Depois de algum tempo, passei a utilizar o JME SDK 3.0, desenvolvendo de dentro de sua própria IDE e foi tudo mil maravilhas!! Uma IDEzinha com tudo o que é realmente necessário: Code Completation, Syntax Highlight e gerenciamento do projeto. E adivinhem só? OS jars gerados rodavam nos dispositivos, foi quando o fogo reacendeu!! =D

Dae inventei de testar o tal do Win7, dei umas pancadas no note (acabei levando pro trabalho dentro da mochila sem saber) e a placa wi-fi foi pro saco e eu num saquei isso na hora. Pensando que era incompatibilidade, voltei pro XP e adivinhem só? O danado do JME SDK 3.0 num funciona nem amarrado... =/ não consigo startar o emulador nem com reza brava... Por hoje desisti, amanhã e uma nova briga.

Se com o XP não conseguir funcionar o 3.0, talvez eu volte pro Netbeans ou escolha o danado do Eclipse pros projetos continuarem a andar. Talvez uma estação virtual no Slack? Não sei, vai depender do qto eu chegue animado amanhã do trabalho!

Reclamei, reclamei e não falei sobre as outras coisas, não é mesmo? Bem o GJME é um framework que estou desenvolvendo para trabalhar com meus joguinhos 2D em JME, ainda não tenho idéia de performance, mas o desenvolvimento deve ser facilitado por mais da metade. Daqui a pouco vou disponibilizar o código no XP-DEV, deixa só resolver esses problemas de ambiente de desenvolvimento. E por último tem o Street Fighter: Guile. A algum tempo, teve um desafio de game design no GameCarrerGuide cujo objetivo era transformar um personagem secundário no personagem princial de um game. Tá certo que em um jogo de luta não temos muito o conceito de personagens principais ou secundários, mas temos que concordar que o Ken e Ryu são as estrelas do Street Fighter, e dae, veio a idéia de um game de ação onde o Guile seria o personagem principal e assim está sendo feito em Street Fighter: Guile. Assim que o código estiver mais adiantado, também coloco mais detalhes aqui.

Abração!!!

domingo, 8 de novembro de 2009

Ponto V - Programação de Jogos Profissional

Este novo projeto inaugurado recentemente, tem como objetivo estreitar a comunicação entre desenvolvedores profissionais de jogos e os amadores. Um trecho da descrição retirado do próprio site:
O PontoV é o mais novo portal brasileiro sobre desenvolvimento de jogos que tem com objetivo ser um ponto de encontro de profissionais e amadores desta industria fascinante, trazendo tutoriais e artigos de qualidade sobre a industria e técnicas utilizadas.


Eles tratam atualmente dos seguintes assuntos:
  • Game Design;
  • C++;
  • Java.


Visite e configura o material já publicado: Ponto V - Programação de Jogos Profissionais

Mais dicas dos profissionais para iniciantes

Desta vez quem publicou dicas dos profissionais foi a G1. Para quem não lembra, já publicamos algumas dicas aqui no blog só que pela folha de São Paulo.

Um verdadeiro concenso é que é necessário gostar de games. Mas acho que está frase esta virando marketing da área. Por que? Bom, tudo que você for fazer na vida, pra fazer bem feito tem que gostar, não é mesmo?? ;)
Tem gente grande na lista de entrevistados:
  • Tec-toy
  • Hoplon
  • Level Up
  • Jynx
O legal dessa matéria, além das dicas é claro, é o fato de darem um pequeno overview das empresas, o que dá pra gente ter uma idéia do tamanho delas.

Tá esperando o que? Vá já ler a matéria completa: Produtores de games dão dicas para quem sonha em trabalhar na área

sábado, 7 de novembro de 2009

Vale a pena apostar em ser original?

O pessoal da 5th Cell apostou... e quer saber?? Deu muito certo!! Durante a sua trajetória receberam proposta de produzir personagens licenciados e sabe qual foi a resposta deles?? "Não obrigado. Não é o que fazemos!!".

Poxa, a história da empresa é, no mínimo, interessante. Eles começaram como uma pequena empresa de desenvolvimento de games para celular e hoje são os responsáveis pelos jogos mais originais do Nintendo DS.

Eu sempre tive o pressentimento que inciar pelo mercado de mobile games seria uma boa, construir um portifólio, construir um nome/marca e depois passar para desenvolvimentos mais hardcores. Com eles deu certo, será que ainda pode dar certo?? ;)

A matéria completa foi publicada pelo site GamesBeat e pode ser conferida em: Scribblenauts game developer makes a risky bet on being original.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Etapas de produção de um Game - G1

Navegando na página da G1 vasculhando a área de games me deparei com uma matéria que contava a história de alguns jogadores que ascenderam para, de alguma forma, trabalhar com games. O que mais me chamou a atenção, não foi a matéria em si, mas um conjunto de slides lá no finalzinho da matéria.
Esta pequena apresentação está dividida em 3 partes:
  • Processos;
  • Profissionais;
  • Galeria.
Cada uma destas partes apresenta uma pequena e breve descrição (e fotos bem legais) sobre a mais diversas atividades do mundo da produção de games. Bem legal para quem está iniciando ter uma idéia das possibilidades que esta maravilhosa área oferece.

Siga este link para ler a matéria e assistir à apresentação!
Créditos da imagem ;)

Edit: Descobri que a apresentação é reaproveitada de outra matéria, esta aqui

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Se fosse jovem, Stan Lee apostaria em games

Procurando sobre a matéria que discute o mercado de games na info (essa matéria saiu na revista deste mês) me deparei com uma matéria interessante sobre Stan Lee. Para aqueles que não conhecem, Stan Lee é o mago por trás de vaaaaaários personagens da Marvel Comics (E para quem não sabe, a Marvel é a editora de quadrinhos que publica personagens como Homem Aranha e Wolverine (Será que ainda existe alguém que não conhece nenhum desses dois???)). Segue um trecho interessante da reportagem:

“Descobri que o videogame é instrumento poderoso, com inúmeras possibilidades para se colocar em prática ideias e criações. Na verdade, um milagre”

Para conferir a reportagem completa veja: Se fosse jovem, Stan Lee apostaria em games.

Realmente concordo com o tio Stan, video-games são um meio alternativo de se contar estórias que pode ser explorado de várias formas. Eu particularmente acredito, que não há uma forma melhor de se contar uma história do que fazer o público interagir com a mesma.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Concurso de Jogos em Software Livre - Latinoware 2009


O Concurso de Jogos Ecológicos em Software Livre é um dos eventos anuais que acontecem durante a LatinoWare. O seu principal propósito é aumentar o acervo de jogos desenvolvidos em Software Livre, de forma que possam ser apresentados e compartilhados entre todos os participantes do evento. O uso da linguagem LUA, que atualmente é uma das mais usadas no mundo com esse propósito, não é obrigatório, mas é um "must".

Os biomas de interesse para o Concurso incluem:

* Andes;
* Charco (Pantanal matogrossense);
* Floresta Amazônica;
* Foz do Iguaçu.


Esta é apenas parte da descrição deste concurso de desenvolvimento de jogos em software livre. Para maiores informações visite a página oficial do evento: Latinoware 2009.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Independent Games Festival Mobile

Fala galera, tudo na paz? Estão abertas as inscrições para o terceiro Festival de Games Independentes para dispositivos Móveis. Segue trecho da matéria no GameDev.net:

This year's competition will again feature independently-developed handheld games for all mobile devices including Apple's iPhone, other cellphone and smartphone OSes, Nintendo DS, Sony PSP, and other handheld devices. IGF Mobile submissions are now being accepted at http://www.igfmobile.com/ through December 1, 2009; finalists will be announced in January 2010, and will each receive one pass to attend the 2010 Game Developers Conference.

Então vários dispositivos estão disponíveis para mostrar seus games. O deadline para envio é 01 de Dezembro (de 2009) e os finalistas serão anunciados em Janeiro de 2010. O concurso é aberto para qualquer um, mas deve ser pago $50 para confirmar a inscrição. Para maiores informações acessem: http://www.igfmobile.com/ e o link de fonte da notícia logo abaixo.

Tenho que confessar que submissões para Nintendo DS são tentadoras... quem sabe, hein? O pessoal tem gostado da história do Snowguy... quem sabe... não é mesmo?? ;)

@GameDev.Net

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Lançamento do Livro Uhuru

'Dia galera!! :)
Meio em cima da hora, mas queremos ajudar a divulgar a sessão de lançamento do livro Uhuru, do Alexandre Lobão.
Para quem não o conhece, o Lobão além de envolvido com o desenvolvimento de jogos (como hobbysta e professor) e ser co-autor de alguns livros de XNA, também é escritor e roteirista de ficção. Já algum tempo, houve o lançamento de outro de seus livros o "O Nome da Águia". Segue o convite do autor:
Amigos[...]
Tudo em Paz?
[...] estou lhes escrevendo para compartilhar um momento feliz em minha carreira: O lançamento de "Uhuru", meu mais recente livro!
Será uma honra contar com sua presença no lançamento[...]:
Local: Livraria Cultura (no Shopping Casa Park de Brasília)
Data e hora: Neste sábado, dia 03 de Outubro, a partir das 16:00h.
[...]a sinopse do livro!

'Uhuru' é um romance curto, baseado no roteiro de cinema homônimo.
Nesta adaptação para livro, Uhuru é um menino magrelo, bom de bola e com um nome estranho, que à medida que cresce e enfrenta problemas na sua rotina de pré-adolescente, descobre aos poucos a história de seus antepassados e o segredo por trás de seu nome. Apesar do foco principal do livro ser o público jovem, Uhuru é uma história para todos, que fala sobre superação, amor e coragem, e sobre o verdadeiro valor dos seres humanos, que transcende nomes ou raças. Vale o destaque para a bela arte de E.C.Nickel, ilustrador e desenhista de quadrinhos, que completou de maneira brilhante a emoção do livro!
E tudo isso no estilo de 'O Nome da Águia' (http://www.ONomeDaAguia.com), com muita pesquisa histórica, ação e emoção!

Saiba mais sobre o livro e outras novidades em meu blog, em Dicas do Alexandre Lobão. Saúde, Paz e Sucesso!


É isso ae galera, quem puder comparecer, com certeza aproveitará bastante! :)

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fonte de Games do Atari 7800


A algum tempo ouvi dizer que tinha liberado o fonte de alguns games do Atari 7800, mas não consegui encontrar nada na net a respeito. Hoje estava passeando pelo PDJ e via notícia lá, então os créditos por ela vão para eles! ;)
Não apenas games foram liberados mais também de algumas ferramentas utilizadas por eles. O mais interessante da história é como os fontes foram conseguidos, segundo o Atari Museum:
as these wouldn't exist if I hadn't of climbed into a filthy dumpster at 3am in the morning behind the old Atari building in Sunnyvale and salvaged them and restored them from their diskettes.
^^'

Segue a lista do que foi disponibilizado:
  • Ms. Pac Man
  • Dig Dug
  • Joust (This is actually 2600 Joust Source code)
  • Robotron 2084
  • Xevious
  • Sphinx / Nile Flyer / Desert Falcon
  • Centipede
  • Commando
  • Crossbow
  • Food Fight
  • Galaga
  • Hat Trick
  • Super Stunt Cycle / Motopsycho
  • 7800 Base OS - NTSC (Includes Asteroids Source Code)
  • 7800 PAL OS (Includes Asteroids Source Code)
  • 7800 Development System (Atari ST)
  • 7800 Animation Tool (Atari ST)
Para baixar todos estes fontes, acesse: Atari Museum

3DRAD Um 3D Game Maker (recentemente) Free

Desde Setembro (de 2009) o 3DRAD, um game maker 3D, passou a ser free seja para uso comercial ou não.
With 3D RAD - the hottest free 3d game maker available - you can bring life to your 3d models and learn how to make a 3d game in a fraction of the time it would take with other tools.

Faça já o download desta ferramenta e nos envie a sua opinião sobre ela!

Segue algumas imagens de games criados com esta ferramenta:


Para complementar, segue o link para um conjunto de tutoriais oficiais do 3DRAD: HOW TO MAKE A 3D GAME

Fonte: Unidev

GCG's Game Design Challenge: Be The Hero!

O novo challenge de Game Design da galera do Game Career Guide desafia o Game Designer a pegar um personagem secundário e trazê-lo para para os holofotes.
Para maiores detalhes veja este link. A deadline para submissão é dia 16 de Setembro (de 2009).

Boa sorte a todos! \o/

domingo, 30 de agosto de 2009

GCG's Game Design Challenge: DS Platformer Innovation - Resultados

A alguns dias, postei sobre o desafio do GCG sobre inovação com o Nintendo DS. Hoje estava conferindo o site e o resultado saiu. Segue o link para quem quiser conferir as melhores idéias: Results from Game Design Challenge: DS Platforming Innovation.

No princípio, achei a idéia do robô a mais interessante, no entanto o segundo lugar acabou conquistando meu voto, bem legal como a idéia mistura um jogo de ação com música e comandos via styllus. Ótimas idéias!!

Nova vaga para desenvolvedor C++

Cargo: Analista Desenvolvedor
Horário Comercial
Local: Agência PUCPR - FTD Games
Rua Iapó, 1225, Prado Velho, Curitiba - PR

Requisitos Obrigatórios:
  • Bons conhecimentos de UML
  • Bons conhecimentos de programação C/C++
  • Dinamismo
  • Paixão por Jogos

Requisitos Desejáveis:
  • Conhecimentos de Flash
  • Conhecimentos de Torque Engine, Unity 3D ou C4 Engine.
  • Experiência anterior em desenvolvimento de jogos ou diploma de curso de jogos

Tarefas:
  • Análise da especificação do jogo
  • Auxílio na definição da arquitetura para o desenvolvimento
  • Análise de tempo necessário para o desenvolvimento de determinada tarefa
  • Implementação do jogo em script
  • Implementação de novas funcionalidades dentro do engine em C/C++
  • Geração de releases intermediários

Benefícios:
  • Previdência Privada
  • Plano de Saúde Familiar
  • Plano Odontológico Familiar
  • Vale Transporte
  • Descontos em Atividades Esportivas
  • Descontos na Farmácia do Hospital Universitário
  • Descontos de até 50% em cursos da PUCPR (Após 1 ano de casa)

Interessados favor enviar currículo com pretensão salarial para fabio[dot]binder[at]pucpr[dot]br.

Fabio Vinicius Binder
http://devjogos.blogspot.com
Twitter: @fabiobinder

Fonte: Jogos Pro

domingo, 16 de agosto de 2009

Vagas na Tectoy Digital


A Tectoy Digital está com vagas abertas para programadores especializados em Sistemas Distribuídos. São duas vagas e estão anunciadas no site deles, na sessão jobs. Segue uma descrição das vagas:

Position: Computer Engineer – focused in distributed systems (2 positions open)
Contract: CLT
Skills:
  • recently (under)graduated in Computer Science, Computer Engineering or similar;
  • fluent in both English and Portuguese languages;
  • good communicator;
  • able to live in Campinas, Brazil;
  • eager to grow inside the game industry;
  • passionate for games;
  • deep knowledge in distributed systems;
  • good notions of network security and cryptography;
  • good with computer architecture;
  • fluent in C/C++.
Task:
the exciting challenge of giving life to network-based games.
Benefits:
  • plain contract (called CLT in Brazil);
  • help with food expenses (Ticket Restaurante);
  • full medical assistance (SulAmerica saude);
  • optional dental assistance (MetLife odonto);
  • optional public transportation assistance;
  • optional help in parking (in case you come by car;
  • subsidies on foreign language studies;
  • subsidies on sports practices or Gym academy;
  • at least 40 days of yearly vacation;
  • one of the coolest work environments you′ll ever find.
Application: Send your CV to careers[at]tectoydigital[dot]com mentioning the Computer Engineer focused in distributed systems position


Maiores detalhes sobre as vagas aqui!!

Ilusis Interactive Graphics - Vaga para Programador C++


A Ilusis Interactive Graphics, empresa especializada em jogos
e sistemas interativos está com 1 vaga aberta para programador C++.

Requisito: experiência em programação C++
Adicionais: conhecimento em computação gráfica, visão computacional, redes ou banco de dados.

Regime de trabalho: CLT
Carga horária: 20 ou 40hs semanais
Remuneração: a combinar.
Local de trabalho: Belo Horizonte

Os interessados devem enviar um curriculo que indique a experiência nas áreas acima para:

jobs[at]ilusis[dot]com

Aos cuidados de Rodrigo Mamao.

Fonte: CGGT mailing list

Resultado da primeira etapa do BrGames 2009


Já a alguns dias, saiu a lista dos aprovados na primeira etapa do BRGames 2009. Dentre os classificados (na categoria pessoa física), dois deles são de Brasília. O Francisco Osório, coordenador do curso de Pós-graduação em games no IESB e o Saulo Camarotti, Diretor de Game Design da Behold Studios.

Veja a lista completa de aprovados aqui!!

Parabéns e sucesso aos aprovados!!

Blizzard anuncia vaga para o Brasil / América Latina

A Blizzard anunciou uma vaga para sua filial no Brasil / America Latina. A vaga anunciada é uma vaga administrativa nada relacionado ainda a 'meter a mão na massa', mas acho que ainda chega lá! ;)

Segue a descrição da vaga:

Blizzard Entertainment is seeking a regional manager to help strengthen and extend the Blizzard Entertainment, Warcraft, StarCraft, Diablo, and Battle.net brands in Latin America and Brazil. This is a challenging and crucial role within a very global-minded company, and it requires working with the global management team on the strategic development and growth of our regional business as well as the local know-how to implement expansion plans into the region.

This position reports to Blizzard Entertainment's vice president and executive managing director of international operations.

Responsibilities:
  • Develop and implement regional business models to maximize profitable growth opportunities in the region.
  • Evaluate and recommend local partnerships with companies that will help to grow the Blizzard Entertainment business in the region while keeping in line with regional goals and objectives. Formulate and negotiate business contracts with these companies.
  • Manage ongoing distribution partnerships to ensure that Blizzard Entertainment products are receiving optimal retail distribution. Work with Activision Blizzard sales force to evaluate and manage new distribution opportunities.
  • Keep Blizzard Entertainment headquarters in Irvine informed of current issues, status, and plans on an ongoing basis.
  • Work with Blizzard Entertainment functional areas to communicate opportunities, manage cross-functional projects related to the region, and report results.
  • Ensure that our business conforms to country and regional laws and regulations.
  • Resolve operating problems and inform global management team of problems of major significance or public importance.


Requirements:
  • A passion for games and a keen knowledge and enthusiasm for MMORPGs
  • 5 or more years game/entertainment industry or similar experience; at least 3 years at a director or senior manager leadership level
  • Fluency in Spanish
  • Strong oral and written communication skills in English
  • Understanding of the Latin American and US game industries
  • Ability to work, thrive, and interact at all levels within a global organization
  • Ability to initiate and manage change
  • Commitment to quality in all things
  • Commitment to making the most epic entertainment experiences of all time within the context of providing high-quality service to our players in Latin America and Brazil
  • Strong organizational, analytical, and presentation skills
  • Ability to manage multiple complex projects simultaneously and to meet deadlines
  • Ability to work well in a team environment with various internal organizations (such as customer service, marketing, public relations, legal, executives, and development teams)
  • A team-player attitude and ability to be a promoter / advocate of teamwork at all levels
  • Intelligence, confidence, humility, discretion, and intellectual curiosity
  • Bachelor's degree
  • Willingness to travel to local markets and to the global headquarters office on a regular basis


Pluses:
  • Strong passion for and knowledge of Blizzard Entertainment's intellectual properties
  • A proven track record of growing and managing a new business
  • Expert-level proficiency in Microsoft Office products
  • A demonstrable passion for creating the best team in the industry
  • Understanding of regional marketing and retail landscape
  • Fluency in Portuguese

Please send a cover letter, resume, and salary history (required) to resumes[at]blizzard[dot]com.

Basic Tips for Resume/Demo Submission

No calls or follow-up emails, please. This is a full-time position in Irvine, California.


Fonte: Jogos Pro

Game Design Concepts

Olá pessoal!!
O site XUTI GAME DEVELOPMENT iniciou em 14 de Julho (de 2009) a tradução desta excelente série de artigos sobre Game Design produzida pelo site Game Design Concepts. O pessoal da XUTI está fazendo um ótimo trabalho com a tradução e estão de parabéns!!
Eles já estão no segundo artigo da série, seguem os links já trabalhados:

sábado, 11 de julho de 2009

GCG's Game Design Challenge: DS Platformer Innovation


Olá pessoa, a quanto tempo, hein!?
Bem, em outro post eu comento sobre nossa nova casa aqui no blog upzone! Vamos ao que interessa!!
O site Game Career Guide, esta promovendo um novo desafio relacionado ao nosso amado Nintendo DS. Infelizmente já está perto da deadline, mas vamos lá, quem sabe ainda não dá tempo! ;)

GCG's Game Design Challenge: DS Platformer Innovation


GameCareerGuide.com's Game Design Challenge is an exercise in becoming a game developer, asking you to look at games in a new way -- from the perspective of a game creator, producer, marketer, businessperson, and so forth.
Every other Wednesday we'll present you with a challenge about developing video games. You'll have two weeks to brainstorm a brilliant solution (see below for how to submit your answers). After the two week submission period elapses, the best answers and the names of those who submitted them will be posted, along with some commentary.

The Challenge
Design a stylus-based DS platformer with an innovative game mechanic.

Assignment Details
Though the Nintendo DS has been out for years and is one of the most successful platforms in the history of gaming, very few games have truly innovated in the standard platforming genre. The system's most popular platformer, New Super Mario Bros. plays it safe with tested 2D gameplay and button input.
HAL Laboratory's Kirby Canvas Curse, on the other hand, breathes new life into a series otherwise known for being reliable and cute. And it does this with a very DS-centric play mechanic: using the stylus to draw ramps for the ever-moving Kirby to traverse.
There's much more room for innovation in this genre.
Your task is to create an innovative, stylus-based platforming game mechanic for the Nintendo DS. You can't use the buttons on the system; just the touch-screen. Bear in mind that you only have to concentrate on the mechanic itself, not the full game design that supports it -- but feel free to elaborate as much or as little as you like.

To Submit
Work on your ideas, figure out your strategy for coming up with a solution, and ask questions on the forum. When your submission is complete, send it to gamedesignchallenge@gamecareerguide.com with the subject line "Design Challenge: DS Platforming Innovation." Please type your answer directly in the email body.
Submissions should be no more than 500 words and may contain up to three images. Be sure to include your full name and school affiliation or job title.
Entries must be submitted by Wednesday, July 15
Results will be posted Tuesday, July 21


Traduzo-resumindo, o que isso ae quer dizer é que até o dia 15 de Julho de 2009, vocês devem enviar suas idéias, com até 500 palabras, para o e-mail gamedesignchallenge@gamecareerguide.com. As idéias devem ser inovativas e revolucionárias e devem tratar sobre a utilização da caneta styllus nos games e sua proposta não deve utilizar os demais botões do console. A idéia é falar apenas sobre o sistema de controle com a caneta, no entanto pode ser adicionado mais ou menos detalhes sobre o game onde seria utilizado esse recurso, desde que não extrapole a quantidade de palavras definida.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Profissionais dão dicas para começar

Foi publicado na Folha de São Paulo uma reportagem com dicas para quem está iniciando em desenvolvimento de jogos. Segue o texto:

Para trabalhar com games, é preciso gostar de jogos, como era de esperar. "Vale desde dominó e baralho, passando por jogos de tabuleiro, até RPG e consoles de última geração", afirma o engenheiro de software Chedwick Montoril, que já passou por empresas como a Electronic Arts, responsável por títulos como Need for Speed e The Sims.
Ele acrescenta, ainda, que é fundamental estudar inglês e devorar literatura, cinema, "anime", história, arte, música, entre outros assuntos.

"Depois, [é preciso] trabalhar em um portfólio. É importante mostrar com uma prova de conceito o que você sabe e é capaz de fazer. Não adianta nada dizer que é programador, artista, game designer, roteirista. Todas as empresas com que tive contato no Brasil e no exterior exigem um portfólio", diz.
Chedwick jogava desde criança -aos nove anos, começou a mexer com programação. Cursou ciência da computação e trabalhou por um tempo na área até decidir migrar para os jogos. "Descobri que o mercado nacional não existia e decidi focar no mercado internacional."

Depois de cofundar a empresa Playlore, decidiu seguir voo solo. "Coloquei meu currículo na internet e, em um mês e meio, tinha umas 15 propostas de trabalho."
Para o artista gráfico Rafael Fernandes (www.rafaelfe.com), a trajetória se deu ao acaso. "Trabalhava com web, e meu gerente falou para eu estudar pixel art, pois ia entrar em um projeto de games para celular. Sempre gostei muito de jogos, desde moleque, mas nunca havia cogitado trabalhar com isso", afirma.

Para aprender o novo ofício, ele se dedicou a estudos sobre desenho, anatomia, perspectiva, luz, sombra etc., que dão base para a criação da arte conceitual dos games. "Aprendi muita coisa com outros profissionais da área e com tutoriais e artigos na internet." Hoje, Fernandes trabalha como free-lancer, desenvolvendo jogos para aparelhos portáteis. (DA)


O Entrevistado foi:
Rafael Fernandes
Graphic/Motion Designer & Game Artist

Para maiores informações sobre o entrevistado, visite o seu Portifólio on-line.

Can a Video Game Save the Earth?


Para maiores informações visite: http://www.saveearthgame.org/

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Palestra - Game Design Showcase



Palestra - Game Design Showcase
15h às 17h
25 de Abril de 2009
Auditório do CDT - UnB - Brasília
Este evento tem como objetivo estimular a criatividade em desenvolvimento de jogos entre alunos universitários e profissionais da área. Através de uma vitrine de diversos jogos, a palestra pretende mostrar como inovar neste mercado tão concorrido.

Faça sua já sua inscrição e garanta a sua vaga. Entrada franca!

Ilusis está procurando por programadores ou artistas

A empresa Ilusis Interactive Graphics oferece vagas para programadores
e artistas.

A Ilusis é uma startup sediada em Belo Horizonte, dedicada ao
desenvolvimento de jogos e sistemas interativos.
O último trabalho da empresa pode ser visto em: http://www.peixis.ilusis.com

Perfil desejado dos programadores:
- Requisitos: Experiência em C++, DirectX ou OpenGL
- Desejável: Conhecimentos de Sockets, Banco de Dados ou Visão Computacional.

Perfil desejado dos artistas:
- Requisitos: Experiência em animação de personagens 3D
- Desejável: Saber desenhar a mão


Regime de trabalho: CLT
Local: Sede da empresa em Belo Horizonte
Carga horária e salário: a combinar


Interessados devem enviar currículos e portfólio para contato@ilusis.com

Fonte: CGGT

SBGAMES 2009 - Thinking About Convergence


Aqueles que foram no último SBGames sabem que o próximo será no Rio de Janeiro. Para aqueles que não conhecem, o SBGames é um evento que reúne toda a comunidade envolvida com o desenvolvimento de games no país (e também alguns apresentações do exterior). Todo o evento é dividido em trilhas. São quatros trilhas: Arte e Design, Computação, Cultura e Industria.

Para o SBGames deste ano, estas são as datas mais importantes:
Data limite para submissões: 30 de Junho, 2009
Anúncio dos trabalhos aceitos: 10 de Agosto, 2009
Simpósio: 8-10 de Outubro, 2009

Já foi feita a chamada para trabalho da trilha de computação. Segue parte da chamada:
*** Papers for the Computing Track ***

You are invited to submit your work to the Computing Track of SBGames 2008. The computing track will feature both full papers and technical posters (short papers):

- Full Papers must report mature work in the area of games and digital entertainment (a list of topics of interested is shown below). They should be written in ENGLISH and do not exceed 10 pages.

- Technical Posters (Short papers) are suitable for short reports on game research and development and works which are not mature enough for a complete publication. They may be written in Portuguese or English and are limited to 4 pages.

All contributions must be original, unpublished work. Any work that has previously been published or is been simultaneously submitted in similar form to any other conference or journal will be rejected. Accepted papers will be published in the Conference Proceedings, and at least one author must be registered, attend and present the work at the symposium.

Submissions will be made electronically through the JEMS System. Papers will be subjected to a double blind review system, thus authors must avoid including information that allow their identification (names, affiliations, explicit self-references, project names, etc). Detailed instructions including paper formatting are available at the conference web site. (http://www.puc-rio.br/sbgames09)

The authors of the best papers will be invited by the editors of the ACM CIE to submit an extended version of their papers to be published in the ACM Computers in Entertainment (To be confirmed).

Topics of interest include, but are not restricted to:

- Accessibility
- Affective computing
- Architectures, engines, and design patterns
- Artificial Intelligence
- Augmented Reality
- Camera techniques
- Computer Animation
- Computer Graphics
- Console programming
- Convergence of areas in game development
- Crowd Simulation
- Dedicated hardware
- Development process and tools
- Emotional agents
- Facial expressions
- Game audio techniques
- Games in Education
- Human-computer interfaces
- Interactive and 3D sound
- Interactive digital TV
- Massive Multiplayer Games
- Mobile computing
- Models and Infrastructure for networked games
- Parallel Processing CPU-GPU
- Pervasive and crossmedia games
- Physical modeling
- Procedural modeling
- Programming languages and techniques
- Realistic physics
- Sensors and interface hardware
- Serious games systems
- Storytelling
- Virtual reality

(Topics addressing game design (including specific-style games, graphics and sound), as well as digital art, should be submitted to Arts & Design track. Papers related to Cultural and Social aspects of digital games should be submitted to the Culture track).


*** Organization ***

Conference Chairs
- Bruno Feijó (PUC – Rio) – bfeijo inf.puc-rio.br
- Maria das Graças Chagas (PUC – Rio) – chagas puc-rio.br

Computing Track Program Committee Chairs
- Chair: Luiz Chaimowicz (UFMG) – chaimo dcc.ufmg.br
- Co-chair: Fernando Trinta (UNIFOR) – trinta unifor.br

Technical Program Committee

- To be announced.


Para maiores informações sobre o evento (e também sobre alguns eventos que acontecerão em paralelo) visite o site oficial.
Fonte: CGGT

domingo, 29 de março de 2009

Maker World #12



No último dia 17, saiu 12a edição da Maker World. Para que não conhece, a MW é uma revista digital que tráz diversas informações sobre a comunidade RPG Maker. Nada melhor para descrever a revista, que um quote da própria staff:

[...]procurando a cada nova edição melhorar ainda mais nosso conteúdo e qualidade.
A Revista Maker World é uma revista que visa melhorar e contribuir cada vez mais para o crescimento do RPG Maker no Brasil e temos orgulho de conquistar novos leitores a cada nova edição.[...]


Esta edição apresenta reviews de vários projetos brasileiros e até alguns gringos, um bate-papo bem interessante com o pessoal da Eternix. Dentre as matérias da revista, tem uma bem interessante sobre a construção de cenários. Vale uma boa olhada! :D

O link para o post de publição é da Vila Makers: Maker World 12, A Sua Revista Maker.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Gamasutra: Game Writing From The Inside Out


Um artigo bastante interessante que discute a criação de roteiros para games. Os responsáveis pelo artigo são os roteiristas de games como "God of War" e "Far Cry 2". Para conferir o artigo completo, segue o link: Game Writing From The Inside Out.

domingo, 15 de março de 2009

Projeto Atualizado

Olá pessoal!!! Dia movimentado hoje!! :D
Atualizei a lista de projetos e também atualizei um projeto que já estava parado a bastante tempo, o upLayer. Para quem não se lembra, eu já havia postado algumas vezes sobre ele. Resumindo, é um gerador de código de camadas construídas à partir de tiles.

Aquela primeira versão utilizava javascript e PHP para gerar a saída direcionada a JavaME. Dessa vez, a aplicação utiliza a tecnologia PHP-GTK e roda em desktop sem necessidade de servidor. A atualização de agora foi apenas o início da construção da interface principal.

Quanto aos demais projetos, alguns já tem links, outros ainda não. Os que não possuem links serão atualizados assim que existir alguma coisa mais consisa sobre eles.
Abraços e até a próxima!

Atualização da Tradução do Wiki PAlib


Consegui alguns companheiros para ajudar na tradução do wiki da PAlib lá no forum!! :)
Com essa ajuda, já foi traduzido todo o Dia 2. O responsável pela tradução foi o André Fellipe Martins da Silva (And). Ele é de uma comunidade de desenvolvimento lá de Santa Catarina. Muito obrigado, And. :D

sábado, 14 de março de 2009

GDJCE - Nova referência para desenvolvedores de jogos nacionais

Olá! A quanto tempo? :D
Recentemente foi inaugurado o site do Grupo de Desenvolvedores de Jogos do Ceara. Vale a pena conferir o site. Pra quem não lembra, já anunciei alqui algumas vezes eventos organizados por esta galera.
O link para conferir o trabalho dos caras é: GDJCE.

Abraços!